quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Fazer faculdade no Brasil pode aumentar salário em mais de 150%, diz OCDE

13/09/2011 - 20h06

Fazer faculdade no Brasil pode aumentar salário em mais de 150%, diz OCDE

Pedro Peduzzi
Da Agência Brasil
Em Brasília


Investir em uma formação de ensino superior resulta em ganhos futuros. A conclusão faz parte de relatório divulgado hoje (13) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Segundo o documento, no Brasil, ter curso superior resulta em um aumento de 156% nos rendimentos. É o mais alto índice entre todos os 30 países pesquisados.
O estudo aponta que, nos países analisados, em média, um indivíduo que concluiu a educação superior recebe pelo menos 50% a mais do que uma pessoa com ensino médio concluído.

http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/09/13/fazer-faculdade-no-brasil-pode-aumentar-salario-em-mais-de-150-diz-ocde.jhtm#comentarios


Resolvi incluir esta reportagem na nossa discussão sobre EAD, porque percebi que talvez primeiro seja necessário que a sociedade brasileira aceite a educação continuada como meio de progresso profissional e de aprimoramento da cidadania, para então estar mais preparada para aceitar amplamente a EAD.

Penso que fazer faculdade de fato muda a possibilidade de ganhar mais, mas depende dos objetivos e da coragem da pessoa. Para progredir é necessário uma boa dose de ousadia.

Assim como muitos dos colegas que estão interagindo aqui, mudei meu futuro porque fiz faculdade e tive entusiasmo (e preparo) para aceitar desafios.

Concordo que os números da reportagem podem estar diferentes da realidade brasileira, mas não se pode atribuir isso a ter feito um curso superior e o salário permanecer o mesmo, como muitos leitores comentaram.

Com toda certeza, a culpa não é do estudo!

4 comentários:

  1. Concordo professora Edna com suas considerações, e acho bastante pertinente não culparmos os estudos como fonte de nossas frustrações profissionais. Valorizar o conhecimento é sem duvida o melhor caminho para atingirmos melhores resultados pessoais e na carreira. Nesta busca pelo conhecimento sinto crescer cada vez mais a vontade de manter esta educação continuada, que se trata de uma formação pessoal valorizada, buscando sempre novos desafios.

    ResponderExcluir
  2. Olá Laura, pois é.

    Na reportagem original, muitos comentários são do tipo "estudei e ganho uma ninharia" ou "gastei tanto dinheiro com faculdade e meu chefe não me dá aumento", e por aí vai,

    Resolvi incluir este tema no blog de EAD porque enquanto houver pessoas que pensam desta forma, teremos que fortificar nossa posição de defensores da educação continuada como meio de progresso e de cidadania.

    O problema é que muita gente acredita que ganha pouco porque "gastou" com faculdade ou então que é dever do chefe dar aumento.

    Uma hora é necessário perceber aumento de salário é uma conquista e a educação é um dádiva.

    Abraços e obrigada por seus comentários,

    ResponderExcluir
  3. Profa. Edna,

    A educação continuada é uma realidade porém a maioria busca uma graduação para ter o título e aumentar o salário....
    Atuei como tutora presencial por seis anos e foi um trabalho intenso, de muito comprometimento e com o objetivo de "fazer a diferença" na formação de administradores, éticos e agentes de mudança para o nosso Brasil...
    A ead vem fazendo a diferença na formação desses profissionais no entanto, ter Professores e Tutores qualificados é vital para elevar a qualidade do ensino ! (A atuação de ambos exige as mesmas qualificações!)

    ResponderExcluir
  4. Olá Sara!
    Muito pertinente seu comentário. Obrigada pela contribuição.

    Apesar de todo tipo de dificuldade existente no exercício da docência, penso que quem de fato se realiza no papel de professor deve se motivar para continuar atuando como você comentou: com seriedade, profissionalismo, ética e buscando a atualização continuamente. Acredito que isto seja inerente à escolha que fizemos, assim como também os resultados podem ser muito gratificantes, lebrando que a frustração também faz parte do processo.

    Abraços. Quando puder, veja a nova discussão que estou postando sobre qualidade no ensino superior em EaD.

    ResponderExcluir