domingo, 18 de setembro de 2011

Tutor é Professor

Olá Colegas, vejam uma discussão aberta pelo Prof. Mattar em http://joaomattar.com/blog/2011/09/18/tutor-e-professor-2/

Comentei o seguinte:

Embora não tenha ainda atuado como tutora, acompanho bem de perto a questão. Penso que a instituição tem sua parte de responsbilidade, ao passo que deve ter cuidado ao contratar docentes para a tutoria: buscar por professores bem formados e preparados para a EAD.
Neste sentido, a formação deste professor deve ter aderência com o curso em que fará tutoria, assim como deve ser capaz de lidar com a variedade de conhecimento da área, para de fato ser capaz de desempenhar bem o papel.
Aqui podemos diferenciar o tutor do professor: um é generalista e outro é especialista. Ambos importantes para a educação.
Muitas são as notícias de instituições que atribuem tutoria a professores sem qualidade (por isso mesmo, sujeitos a remunerações inferiores).
Isto certamente reduz a valorização da tutoria para os professores que estão preocupados com a carreira e, consequentemente, com a qualidade do curso que estão tutoriando.
Atualmente faço uma pós de Metodologias e Gestão para EAD, e até o momento estou muito satisfeita com as tutoras que têm conduzido as disciplinas.
São preparadas para a EAD e para o curso, são tituladas, sabem estimular o grupo para os estudos e
prestigiam o rigor das atividades.
Eu percebo a aprendizagem, eu me sinto cursando uma pós, por fim: para mim, elas são minhas professoras.


Lá vocês encontraram outros comentários interessantes.

O que vocês pensam sobre o tema da discussão?

Abraços,

Nenhum comentário:

Postar um comentário