sábado, 6 de agosto de 2011

Proposta prevê ensino a distância para aluno deficiente


Tramita na Câmara o Projeto de Lei 508/11, do Senado, que assegura o acesso escolar ao aluno cuja deficiência o impede de frequentar estabelecimentos de ensino. A proposta prevê atendimento educacional em local especial, recursos pedagógicos de educação a distância e outros que se utilizem da internet.
O autor, ex-senador Augusto Botelho (RR), ressalta que a deficiência pode impedir que o estudante se desloque para as escolas especiais, o que cercearia seu acesso à educação.


Excelente a iniciativa de utilizar a EAD para facilitar o acesso de pessoas deficientes ao estudo.
Muitos têm limites de locomoção. Outros necessitam de recursos especiais.
Neste caso, as condições ideais podem ser preparadas em suas próprias residências.

4 comentários:

  1. Olá Edna. Postei este comentário no blog original, mas gostaria de repeti-lo aqui.
    "Durante Durante décadas as pessoas com necessidades especiais ficavam invisíveis aos outros seres humanos ditos “normais”. As famílias mantinham seus parentes escondidos em casa, pois acreditavam que sendo alimentados e recebendo um mínimo de atenção seria o suficiente para viverem “felizes”. Somente recentemente a sociedade e as pessoas com necessidades espaciais estão conseguindo vencer estas enormes barreiras. Temos casos de sucesso fantástico, mas também temos famílias que vivem em plena idade das trevas.
    A EAD adaptada para estas pessoas poderia ser uma porta que se abriria para estes nossos irmãos; Mesmo que não atinja todos, uma fatia já seria de grande valor para estas pessoas tão privadas de seus direitos.
    Não importa de os gastos forem astronômicos. Temos uma dívida enorme com eles."

    ResponderExcluir
  2. Olá Edna, olá colegas de curso. Também estou formando juízo de valor sobre a EaD nesta que é minha primeira experiência à distância. Acredito que esta interação só poderá nos ajudar a construir um juízo positivo sobre a mesma, ao menos assim espero. Abraço a todos!

    http://reinaldoate.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Parabéns profª Edna, pela a iniciativa, pois desta forma também estará contribuindo com a sociedade e valorizando as pessoas com necessidades especiais, que muitas vezes são escondidas e isoladas em seus próprios lares e por seus familiares. Continue assim através deste trabalho ( blog ) a ajudar muitas pessoas, esclarecendo as dúvidas e informando, como também compartilhando conhecimentos e experiência. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelos comentários. Precisamos mesmo pensar (e agir) sobre facilitar o acesso de pessoas com deficiência para que elas possam exercer a cidadania com mais propriedade, afinal, a democracia é para todos!

    Abraços,

    ResponderExcluir