domingo, 31 de julho de 2011

Seja bem vindo!

Criei este blog para discutir sobre EAD com outras pessoas que se interessam pelo tema.
Atualmente, faço uma pós em Gestão e Metodologia para EAD pela Anhanguera Educacional e gostaria de aproveitar as atividades para aprimorar e compartilhar meus conhecimentos sobre EAD também por aqui.

Obrigada por sua visita e sinta-se em casa!

22 comentários:

  1. Oi Edna e demais frequentadores do blog. Sei que você também está fazendo o curso "Educação a distância no Brasil e no mundo", então gostaria de discutir um trecho do material disponibilizado. "Nos países de língua inglesa, como os Estados Unidos, o Reino Unido, o Canadá, a Austrália e a Nova Zelândia, é robusto o movimento de home schooling, home study ou home education, em que as crianças são educadas em casa por pais ou tutores, ou seja, sem frequentar escolas. A educação em casa pode ser guiada por uma filosofia pedagógica mais livre, mas muitas escolas oferecem um currículo definido, material didático (em geral impresso), padrões de tempo para que o conteúdo seja ministrado, avaliações e inclusive algumas atividades presenciais, cumprindo, assim, os requisitos legais para que uma criança seja educada a distância nesses países. Nos Estados Unidos, é também crescente a oferta de cursos a distância, em geral on-line, para alunos de high school (que corresponde ao nosso Ensino Médio)".
    Será que está característica se justifica pelos fatores climáticos do pais em questão ou por influência da colonização?
    Sendo mais específico, em muitos países de clima temperado as pessoas ficam presas em casa na época do inverno rigoroso e, por isso, se voltam mais a atividades culturais como leitura e estudos. Seria esta uma das explicações para o sucesso da EAD nestes países?
    Grande abr@ço a todos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Profª Edna, Olá Orlando, bom dia: Também estou participando do mesmo curso de vocês e estou dando um duro danado para conseguir me situar no tempo e espaço. Sou professor da Anhanguera Taubaté Unidade I. Achei muito bom o comentário e gostaria de introduzir uma discussão a mais. O brasileiro está meio em dúvida quanto ao ensino a distancia... Uns fazem criticas descritivas outros fazem criticas construtivas. O que percebo é que os que acham que o ensino a distancia é fraco, quando iniciam mudam completamente de opinião, quando percebem o quanto precisam se esforçar na leitura e na criação individual. Outros não se adaptam ao ead por que preferem se limitar a receber um conteúdo pronto entregue pelo professor o ensino presencial.
    Visitem meu blog. Também é bem simples por que sou novo no assunto.
    http://educaonoambientevirtualdeaprendizagem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Cara Profª Edna, colegas!
    Muito bacana essa interação e integração dos alunos do curso de Pós Gestão e Metodologia para EAD.
    Como o acima citado pelo colega Márcio, o brasileiro tem essa dúvida sobre o curso: vou aprender? como vou aprender? será que o curso é bom mesmo? etc...
    Mas essa visão duvidosa, a cada bimestre percebo a mudança, haja vista que os próprios alunos veem essa necessidade de se dedicarem tanto quanto a um curso presencial.
    Acessem o blog: http://alessandravicentin.blogspot.com/
    Simples, mas com o único objetivo, expandir o conhecimento sobre EAD.
    abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá Edna!


    Coloque o link "seguidores" para que possamos te seguir!!!
    Bjs
    Eliana Barion

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, Professora Edna!
    Também sou aluna do curso em Pós, pela Faculdade Anhanguera em Metodologias e Gestão para EaD e estou bastante entusiasmada com o número de pessoas interagindo com este assunto.
    Já fiz outros cursos EaD e a primeira vez fiquei meio perdida, pois tive que aprender a estudar sozinha, tive que me disciplinar com os estudos, pois aprendemos que para estudar deveriamos estar numa sala de aula com um professor ali para nos ensinar. Na EaD o professor está nos acompanhando o tempo todo, só que distante, mas sempre conosco, nos apoiando, interagindo e nos orientando.
    Os cursos de Educação a Distância possuem equipes multidisciplinares e os professores assumem papéis que incluem desde a gestão administrativa até a atuação como professor virtual. Os professores são os conselheiros quando acompanham os alunos. Atualmente, vivemos um período de transição. Nos Cursos EAD temos vários professores interagindo com o aluno em diferentes níveis de influência, com um único objetivo, facilitar a aprendizagem. É comum afirmarmos que na Educação a Distância o aluno aprende sozinho, conduzindo com autononia seu caminho na aquisição do conhecimento.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  6. Prezados colegas,
    Primeiramente, estou muito satisfeita pela interação que vocês estão proporcionando. Logo retribuirei comentando em seus blogs.

    Eliana, muitíssimo obrigada pela sugestão. Mas, procurei pelas ferramentas de edição e não localizei como faço esta inclusão.
    Se não for abuso de minha parte, você (ou outro colega que também domine o assunto) poderia me auxiliar neste caminho?
    Penso que isso poderia ser feito por aqui mesmo, assim outros colegas principiantes em blogs também terão a oportunidade de incrementar os seus.

    Abraços em todos,
    Edna

    ResponderExcluir
  7. Olá pessoal,

    Legal!

    Quanto ao item levantado pelo professor Mário e discutido pela Profa. Alessandra "O brasileiro está meio em dúvida quanto ao ensino a distancia... ", acho que isso também tem a ver com os mitos citados pelo professor Frederic Litto na aula inaugural. Os mitos que anotei foram (seguidos de observações):

    1) Ead superior é coisa nova (o que não é verdade, pois existe há 150 anos e no Brasil há 15 anos, mais ou menos);

    2) Ead não tem qualidade (no Enad as melhores notas foram de cursos Ead);

    3) Ead serve para todas as pessoas (não serve para aqueles alunos que dependem de um professor, mas sim para aqueles que são auto-motivados, pró-ativos, auto-disciplinados);

    4) Ead consiste somente em cursos (não somente, pois temos acervos dgitais, operação de equipamentos científicos, entre outros);

    5) Ead é para a elite (o que não é verdade, pois o Ead tem um efeito democratizante).

    Bom, quem sabe com o uso dos argumentos contra os mitos não podemos mudar essa questão de que "O brasileiro está meio em dúvida quanto ao ensino a distancia...", né?

    Abs, Profa. Isabela

    ResponderExcluir
  8. Olá pessoal.

    Legal Isabela.
    Falando em efeito democratizante, postei nova discussão em http://profednaead.blogspot.com/2011/08/proposta-preve-ensino-distancia-para.html#comments

    Espero que apreciem o tema.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  9. Olá, Profª Edna e demais frequentadores deste blog! Eu também sou aluna do curso “Educação a distância no Brasil e no mundo” e estou achando muito interessante esta experiência relacionada aos “blogs”, pois confesso que não costumava visitá-los anteriormente.

    Em relação ao tema EaD no Brasil, concordo com o Márcio quando diz que “o brasileiro está meio em dúvida quanto ao ensino a distância...” Acho que esta dúvida é devido ao EaD ser ainda muito recente em nosso país.

    Como vimos na aula inaugural e foi citado aqui pela Isabela, o EaD superior no Brasil existe há cerca de 15 anos. Por isso, ainda não teve tempo de conquistar a credibilidade das pessoas. Tudo o que é novo precisa de tempo até conquistar a aprovação e o crédito.

    No início, eu também era resistente aos cursos EaD, até que realizei um curso a distância e, a partir deste momento, mudou totalmente meu conceito em relação ao EaD, tanto é que estou realizando mais um curso! E acho que daqui a alguns anos o EaD será terá a aprovação e a preferência dos brasileiros!

    Abraços!
    Ana Célia

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pelos comentários Ana.

    Colegas, gostaria de propor uma troca de experiência com vocês sobre este tema.

    Tenho a impressão de que um dos problemas que prejudica a aceitação da EAD é o termo.
    Parece que o nome cria um impacto que leva à rejeição.

    Coordeno um curso presencial com 20% das disciplinas EAD e é comum os calouros questionarem a legalidade, a necessidade e também que desejam ter "aula".
    Meus argumentos são no sentido de esclarecer que a iniciativa é regulamentada por lei (passo o link da portaria) e que isto já é feito de outras formas há muito tempo, inclusive pelas empresas, e está presente até no cotidiano deles próprios. Também para esclarecer que a EAD oferece aulas, conforme as orientações da metodologia específicas e que oferece todos os componentes didáticos necessários para a aprendizagem.

    Mas o que mais me chama a atenção é que eles dizem que sentem necessidade de ter o professor por perto para buscar apoio.
    Ok, este é um estido. O Prof. Mattar já comentou sobre isto.
    Procuro trabalhar o tema informando que na EAD ele tem o professor à sua disposição todos os dias, ao contrário do presencial que é somente no dia da aula semanal, e que ele deve desenvolver a capacidade para buscar respostas em livros e outras pesquisas e interações.


    Vocês passam por estas experiência

    ResponderExcluir
  11. Profª Edna
    Sou tutora presencial e os encontros semanais realmente são muito importantes para os alunos, eles se sentem mais acolhidos e também sabem que em seus estudos, a qualquer momento podem tirar as dúvidas comigo ou com os colegas do grupo através de e-mails ou redes sociais, sem ter que esperar a próxima aula presencial. É uma experiência muito gratificante.

    ResponderExcluir
  12. Olá Prof Edna, sou colega no mesmo curso de pós-graduação e como você e os demais colegas poderemos realizar inúmeras trocas de informações e conhecimentos sobre a EaD. Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Olá Prof. Edna, também sou aluna do mesmo curso. Vejo como algo muito positivo essa nossa interação acerca do assunto EAD. Acredito que nossos blog's servirão como um canal de troca de informações e experiências sobre o tema, além de poder tirar dúvidas para aqueles que ainda não conhecem essa modalidade de aprendizagem. Um grande abraço e sucesso nesta caminhada.

    ResponderExcluir
  14. Nossa que maravilha o encontro virtual que reuniu os alunos do curso de Pós em outro espaço que vai além do oficial. É este o grande objetivo das redes sociais.Sou tutora da Edna e passei para ler e analisar o movimento por aqui. ótimas as questões e o texto.
    Abçs

    ResponderExcluir
  15. Opa, também quero pegar esta onda virtual com voces.

    Quando puderem, que tal dar um pulinho no meu blog para agitarem o movimento por lá?

    http://pauloj.blog.uol.com.br

    Um abraço a todos

    ResponderExcluir
  16. Olá professora Edna, sou aluna da pós-graduação em Cuiabá - Mt, será muito bom interagir e contribuir com as minhas experiências quanto ao ensino à distância.

    ResponderExcluir
  17. Olá Prof. Edna,

    Postei no meu blog algumas informações sobre o Stricto sensu a distância oferecido pela UAB - Universidade Aberta do Brasil e ficaria feliz com sua opinião e dos demais colegas de curso sobre o assunto.

    Acredito que o Mestrado EAD trará uma esperança, enfim, àqueles que buscam uma chance de realizar um mestrado, sem custo ou até com custos baixos. Vamos torcer pra que novas instituíções de ensino entre nessa onda.
    As dificuldades em realizar um mestrado, hoje, se dá pelo custo elevado, e muitos professores que atuam no mercado de trabalho não conseguem um orientador para acompanhamento, pois esses dão prioridades aos alunos 100% dedicados a pesquisa.
    http://lorivaloliveira.blogspot.com/2011/08/uab-universidade-aberta-do-brasil.html

    Visitem meu blog e fiquem a vontade para comentar o meu post.

    Abs a todos.
    Prof. Lorival

    ResponderExcluir
  18. Olá Profa. Edna,

    Dando continuidade a reflexão proposta por você, que colocou que "...mas o que mais me chama a atenção é que eles dizem que sentem necessidade de ter o professor por perto para buscar apoio...".
    Acho que isso tem a ver com a nossa cultura mesmo. Estamos acostumados com a Pedagogia (arte de ensinar crianças) e com a Angragogia (arte de ensinar adultos). Esse é o estilo da nossa educação e da nossa cultura no Brasil. A EAD traz o conceito de Heutogagia (em que o estudante passa a ser o único responsável pela aprendizagem). É um processo interessantíssimo, que tem suas vantagens desde que as pessoas estejam dispostas a aprender e sejam disciplinas. A grande questão é que no Brasil ainda não estamos acostumados com isso. Penso que esta realidade está aos pouco mudando e que temos um papel importante nesse processo.
    Abs, Profa. Isabela

    ResponderExcluir
  19. Colegas, obrigada pela troca que vocês estão proporcionando. Não é minha primeira experiência em curso EAD, mas sou iniciante em utilização de mídias como o Blog. Estou tão animada que resolvi divulgar para meus alunos também.
    Então, sobre o que discutimos nesta postagem, podemos concluir que a EAD no Brasil veio para contribuir (e ficar), que algumas pessoas têm dificuldade de aceitá-la por questões culturais ou estilo de aprendizagem, que ela faicilita a democratização do ensino e ainda permite a educação continuada para quem está com o tempo disponível restrito.
    Gostaria de acrescentar que se utilizadas as mídias sugeridas na metodologia, podemos também ampliar nossa rede de relacionamento com pessoas que dificilmente poderíamos conhecer pessoalmente. Também nos coloca em uma nuvem com direção incerta (sem perceber, acabei por ir no twitter também, que pretendo dar continuidade), porém ampla e rica em conhecimento.

    O que vocês gostariam de corrigir/completar sobre estas conclusões?

    Abraços,

    ResponderExcluir
  20. Olá Profa. Edna

    Me dediquei a visitar os blogs dos colegas do curso de Pós-Graduação Metodologias e Gestão para Educação EAD, com a intenção de interagir e trocar conhecimento sobre EAD.
    Agradeço a pela contribuição, pois sem ela não conseguiria fazer o meu blog, e gostaria muito de receber a sua visita, para sugestões, opiniões e criticas.

    http://papoeadnanet.blogspot.com

    Grande abraço!
    Amélia

    ResponderExcluir
  21. olá pessoal,

    quero trocar infs e interagir com os colegas da pós Gestão para EAD.
    Sou iniciante em mídias como o blog e estou cada vez mais convencida da importância de sua utilização para o ensino e aprendizagem.
    A ead está mudando este país....é claro que necessita de melhorias....e rigor na qualificação dos Professores e avaliações dos alunos...
    Postei um artigo no meu blog e convido todos a compartilhá-lo
    abços !
    jussara

    http://posgraeadms.blogspot.com

    ResponderExcluir