segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Conhecendo a organização de Instituições que oferecem cursos EaD

Olá colegas do curso MGEaD e demais interessados, quanto à segunda questão proposta pelo roteiro de estudos da aula 1, segue o que pesquisei.

A proposta orienta para escolhermos uma instituição (de uma lista) que oferece cursos EaD e observarmos algumas características.


Escolhi a Universidade Aberta do Brasil – UAB. 

É um sistema integrado por universidades públicas com o principal objetivo de oferecer cursos EaD superiores às pessoas com dificuldade de acesso à formação universitária. Embora atenda o público em geral, tem como prioridade facilitar a formação de professores da educação básica, dirigentes, gestores e funcionários da educação básica do Brasil.

Foi instituída pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, para “expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País”.

Além de oferecer cursos, a UAB ainda apóia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior EaD, promove a integração dos três níveis de governo com as universidades públicas e outras organizações de interesse, e estimula a formação permanente de pólos de apoio presencial em localidades consideradas estratégicas, como, por exemplo, em que o IDH e o IDEB tenham índices baixos. Desta forma, também contribui com a descentralização da oferta do ensino superior em relação aos grandes centros urbanos.

O Sistema UAB fomenta determinadas ações para assegurar o bom funcionamento dos cursos. Sua primeira fase foi em 2005 e em 2007 com as novas atribuições da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), quando o programa UAB passou a integrar as atividades da Diretoria de EaD para colaborar com a formação continuada de professores da educação básica. Mas, foi a partir de 2008 que a UAB destacou-se ao oferecer o curso na área de Administração, de Gestão Pública e de áreas técnicas.
Em 2009, com 88 IES integrantes, atingiu 720 pólos e esperava criar mais 200 pólos e abrir 127.633 vagas em 2010.

Os pólos são mantidos pelos governos municipais e estaduais e oferecem a infraestrutura física, tecnológica e pedagógica necessária para que os alunos acompanhem os cursos EaD. Os pólos também servem de apoio presencial como um “local de encontro” para as atividades presenciais, acompanhamento e orientações para os estudos, práticas laboratoriais e avaliações presenciais.

É exigido que os mantenedores dos pólos garantam uma estrutura mínima que deve ser adequada à quantidade de alunos do pólo, tais como:
• Sala para secretária acadêmica
• Sala de coordenador de pólo
• Sala de tutores presenciais
• Sala de professores
• Sala de aula presencial
• Laboratório de informática
• Biblioteca
• Laboratórios específicos a alguns cursos, como Química, por exemplo.

Também é exigido que os pólos tenham Recursos Humanos, cuja remuneração também é de sua responsabilidade (exceto possibilidade de bolsa da Capes para Coordenador de pólo e Tutor presencial), são eles:
• Coordenador de pólo
• Tutor presencial
• Técnico de laboratório pedagógico (quando for o caso)
• Técnico em informática
• Bibliotecária
• Auxiliar de secretaria

(Fonte: UNIVERSIDADE ABERTO DO BRASIL – CAPES. Disposnível em http://uab.capes.gov.br/index.php, acesso em 20 out. 2011.)

Foi importante e estimulante para minha aprendizagem sobre EaD compreender como é organizada e como atua a UAB.

Aguardo que enviem os resultados de suas pesquisas para ter a oportunidade de conhecer outras instituições.
 
Abraços,

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